Pesquisa realizada pelo Instituto Opus (opuspesquisa.com) e publicada com exclusividade pelo Estado de Minas mostra que o deputado estadual Bruno Engler (PL) e o senador Carlos Viana (Podemos) herdam 17% e 16%, respectivamente, das intenções de votos do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) para a prefeitura de Belo Horizonte em 2024, caso ele não participe da disputa.
Num dos cenários pesquisados, Nikolas lidera com 15%. Já em outro cenário, sem o deputado federal, Viana assume a liderança com 11%. Engler, que substitui o correligionário na disputa, tem 4%.
Na sequência, os demais candidatos que herdam os votos de Nikolas são: João Leite (PSDB), com 9%; Eduardo Costa (Cidadania) e Marcelo Aro (PP), com 7% cada; Mauro Tramonte (Republicanos) com 5%; Paulo Brant (PSDB), com 3%; além de Alexandre Silveira (PDT), Duda Salabert (PDT) e Gabriel Azevedo (sem partido) com 2%, cada.
Outros 19% disseram que votariam em branco ou anulariam e 10% não souberam dizer ou não quiseram responder. A Pesquisa Opus foi realizada em Belo Horizonte entre os dias 6 e 8 de maio, com 400 entrevistas. A margem de erro é de 5 pontos, com intervalo de confiança de 95%.