Ao desembarcar no Brasil, na noite desse domingo (28), Maduro agradeceu a recepção no Brasil, a qual ele avaliou como 'calorosa e acolhida'. O líder da Venezuela não vinha ao país desde 2015.
Agradezco la cálida bienvenida con la que nos recibieron en Brasilia, capital de la República Federativa de Brasil. Estaremos desarrollando en las próximas horas una agenda diplomática que viene a reforzar la unión necesaria de los pueblos de nuestro continente. ¡Estén%u2026 pic.twitter.com/udFaR2J6yl
%u2014 Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) May 29, 2023
"Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Nas próximas horas estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente", escreveu em seu Twitter.
Maduro chega ao Brasil para participar do encontro de governantes de países da América do Sul, promovido pelo presidente Lula.
O encontro entre Lula e Maduro marca a retomada das relações entre Brasil e Venezuela. Maduro estava impedido de entrar no país desde 2019, quando o então presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma portaria proibindo a entrada de autoridades de alto escalão da Venezuela.
Na época, o texto foi editado pelos então ministros Sergio Moro (Justiça) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores).