Jornal Estado de Minas

'PARCEIRO EXCEPCIONAL'

Lula: 'O preconceito contra a Venezuela é muito grande'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o “preconceito” contra a Venezuela. O petista se encontrou com o líder do vizinho sul-americano, Nicolás Maduro, na manhã desta segunda-feira (29/5), e destacou que a relação entre os países foi afrouxada nos últimos anos, dizendo que isso é contraproducente tanto para o Brasil quanto para a Venezuela.





“O preconceito contra a Venezuela é muito grande. Sofremos críticas durante a campanha por sermos amigos da Venezuela. Havia discursos e mais discursos de adversários que diziam que se Lula ganhasse as eleições o Brasil ia virar Venezuela, Argentina e Cuba”, disse o presidente Lula.

Para Lula, as relações entre Venezuela e Brasil foram rompidas por pura ignorância. Desde 2015, um presidente venezuelano não visitava o país, mesmo tendo a terceira maior fronteira  terrestre com o Brasil. “A Venezuela sempre foi um parceiro excepcional”, disse Lula.

O petista também rebateu as críticas nas eleições, dizendo que o objetivo era fazer o Brasil voltar a ser o que era em seus governos, destacando que o país já foi melhor. “Na verdade nosso único sonho era ser o Brasil mesmo, melhor. Porque já fizemos uma vez, ser mais democráticos e mais ricos”, ressaltou.

Essa volta da relação Brasil e Venezuela é plena. Nós sabemos da dívida e sabemos que tudo isso faz parte e vai fazer parte de um acordo para que nossa integração seja plena”, disse Lula, que espera uma contribuição de Maduro para que a relação não seja apenas comercial, mas também cultural e política.