(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALMG

Assembleia aprova PL com mudanças de texto que mantêm estrutura da Fucam

Projeto foi aprovado em 2º turno com mudanças cruciais no texto após acordo firmado entre o governo estadual e deputados da oposição


31/05/2023 14:39 - atualizado 31/05/2023 15:34
440

Fachada da ALMG
Novo texto foi costurado após mobilização de parlamentares de oposição na ALMG (foto: Jair Amaral/EM/D.A. Press)
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta quarta-feira (31/5) o Projeto de Lei 359/2023 em 2º turno. A proposta, de autoria do governo estadual, passou por mudanças após acordo entre membros da gestão Romeu Zema (Novo) e parlamentares da oposição, alterando o teor original, que previa a transferência da Fundação Caio Martins (Fucam) para a Secretaria Estadual de Educação.

O texto do PL aprovado em 1º turno na Assembleia previa uma série de alterações, como a extinção da Fucam e a transferência de suas competências, bens e imóveis para o governo estadual. Ao todo, sete artigos foram modificados no substitutivo aprovado em 2º turno nesta manhã, em manobra que permite a sobrevivência da fundação. O projeto agora aguarda a sanção do governador para entrar em vigor.

O acordo entre governo estadual e parlamentares da oposição foi comemorado pelos deputados de esquerda, que manifestaram sua contrariedade em relação a movimentações na Fucam no âmbito da reforma administrativa proposta por Zema

Durante a votação no plenário, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) comemorou a elaboração do novo texto do PL: “Avançamos muito do projeto original protocolado em março nesta Casa. Fizemos obstrução e trabalhamos muito por mudanças nele”, afirmou a parlamentar, que preside a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

Com a aprovação do PL, a Fucam, embora mantenha sua estrutura e servidores, cede cargos comissionados, funções gratificadas e gratificações temporárias estratégicas para outras estruturas do governo estadual.


A Fucam existe desde 1948 e atua oferecendo serviços de educação básica e atividades de formação para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no interior mineiro. A fundação tem unidades em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. Riachinho, no Noroeste de Minas; e em Buritizeiro, São Francisco, Januária e Juvenília, todas no Norte do estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)