O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou os deputados do Partido Liberal, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, que votaram a favor do texto-base da Medida Provisória (MP) 1.154/23, que reorganiza e estabelece estrutura ministerial do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em suas redes sociais, Nikolas disse que sente vergonha dos deputados do PL e alegou que eles "usaram" a imagem de Jair Bolsonaro para se eleger parlamentares.
O Partido Liberal é a maior bancada de oposição do governo Lula. São ao todo 99 parlamentares.
Leia Mais
Nikolas sobre processo no Conselho de Ética: 'É medida política'Nikolas, Eduardo Bolsonaro e Zambelli são processados pela CâmaraPGR diz a STF que rejeite pedidos de investigação contra Nikolas FerreiraAção que pode deixar Bolsonaro inelegível é liberada por ministro do TSELira para governo Lula: 'Vai ter que andar com as próprias pernas'Arthur Lira e Ciro Nogueira participam de evento em BH nesta quinta-feiraProcuradora sobre salário de R$ 37 mil: 'Só para manter as vaidades'"Fiz um discurso, mostrando aqui a vergonha não somente da esquerda que votou a favor disso, mas aí já era esperado, mas também aí de vários deputados do PL que usaram do Bolsonaro para poder se eleger e votaram a favor disso. Fica aqui todo meu repúdio, minha vergonha, porque eu realmente nunca vi um deputado de esquerda votar com Bolsonaro", criticou Nikolas.
Ao todo, oito parlamentares do PL votaram a favor da MP. Apesar de serem favoráveis à reestruturação dos Ministérios, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, havia orientado que a bancada fosse contra a reorganização das pastas.
A MP agora precisa ser votada no Senado hoje, porque expira à meia-noite.
Caso contrário, perderá a validade, e o governo terá que retomar a estrutura administrativa da gestão de Jair Bolsonaro, que era de 23 pastas. A MP referenda as 37 já em atividade no atual governo.