O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que vai indicar para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) seu advogado pessoal, Cristiano Zanin. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1/6) e ainda deve ser oficializada em edição extraordinária do Diário Oficial da União.
Leia Mais
Senado aprova MP e mantém ministérios do governo LulaCiro Nogueira em BH: 'Seria um sonho ter o Zema no PP'Ciro Nogueira diz que Senado vai aprovar MP dos Ministérios: 'Infelizmente'Senado aprova PL que garante igualdade salarial entre homens e mulheresZanin no STF: Comentarista diz que Lula quebrou princípio da impessoalidadeAgora, Zanin terá que passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde pode enfrentar o ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro (União-PR). Para seu nome ser confirmado como ministro da Suprema Corte a indicação ainda vai para plenário da casa legislativa, onde precisa ser aprovada pelo mínimo de 41 parlamentares.
Zanin vai assumir a vaga do ministro Lewandowski, que se aposentou antecipadamente em abril, um mês antes de completar a idade máxima de 75 anos. O cargo de ministro é vitalício, valendo até uma renúncia, aposentadoria compulsória, ou impeachment.
Durante seu mandato, Lula ainda terá que indicar mais um ministro, já que a presidente da corte, Rosa Weber, deve se aposentar em outubro.