O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou que as eleições de 2022 foram as “mais conturbadas da história democrática brasileira”. A declaração foi feita durante Encontro Nacional de Segurança nas Eleições que acontece nesta sexta-feira (2/6), em Belo Horizonte.
“Nas eleições mais conturbadas da história democrática brasileira nós conseguimos dar segurança à população, garantir que o eleitor pudesse votar tranquilamente, garantir que as eleições pudessem ser apuradas normalmente e a transição é democrática", disse Moraes.
O ministro afirmou também que surgiram novos desafios, como fake news, que levou a justiça eleitoral a sair de uma posição minimalista para atuar no combate ao que chamou de “verdadeiras milícias digitais”.
“Milícias digitais, que durante as eleições, não propagavam só o ódio, só o fim da democracia, o fim da justiça eleitoral, propagavam de maneira absurda que as urnas eram fraudadas, mas também amedrontava o eleitor para que ele não comparecesse”, afirmou.
Ressaltou ainda que há muito trabalho realizado para que as eleições aconteçam e que, sendo a quarta maior democracia do mundo, somos a única que tem os resultados eleitorais divulgados em poucas horas.
Encontro Nacional de Segurança nas Eleições
Com o tema, "Inteligência e segurança institucional na Justiça Eleitoral e Eleições 2022", o evento reúniu representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais e forças de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal. Moraes participou da palestra de abertura, ao lado do delegado da Polícia Federal e secretário de Polícia Judicial do TSE, Disney Rosseti.
O evento tem como objetivo trocar experiências sobre a segurança nas Eleições 2022, analisar informações registradas no 1º e 2º turnos e elaborar um banco de boas práticas sobre o tema.