O senador Marcos do Val (PODE) garantiu que perguntará ao advogado Cristiano Zanin, durante a sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, se "Lula foi absolvido". A declaração foi feita neste sábado (3/6), pelo Twitter.
Do Val escreveu: "Se ele responder que não, morre mais uma narrativa da esquerda. Se ele responder que sim, deixará claro que ele não tem notório saber jurídico e ainda, quebra princípio da impessoalidade".
Farei exatamente como os meus eleitores estão pedindo. Na sabatina farei a seguinte pergunta:
%u2014 Marcos do Val (@marcosdoval) June 3, 2023
- Zanin, o Lula foi absolvido?
Se ele responder que NÃO, morre mais uma narrativa da esquerda.
Se ele responder que SIM, deixará claro que ele não tem notório saber jurídico e ainda,... pic.twitter.com/fgvyrvjyBf
Ele terá que passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde será questionado pelo ex-juiz da Lava-Jato, Sergio Moro (União Brasil-PR), responsável pela condenação de Lula que depois foi anulada pelo STF.
Apesar de Do Val afirmar que Zanin não tem notório saber jurídico, em março, quando a indicação ainda era só uma possibilidade, a ministra do STF, Cármen Lúcia, afirmou que o advogado tem pontos necessários para aprovação à vaga, citando "notável saber (jurídico), reputação ilibada, além da idade, que é a exigência constitucional".
A absolvição em questão é sobre os processos que Lula enfrentou na Lava-Jato, mas, em 2021, elas foram anuladas pelo STF por questões técnicas. O processo prescreveu.