Jornal Estado de Minas

CÂMARA DOS VEREADORES

Projeto que altera bandeira de BH é aprovado em 1º turno

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou, nessa terça-feira (13/6), em 1.º turno, o Projeto de Lei 483/2023, que propõe um novo design para a bandeira de Belo Horizonte. O projeto foi proposto pelos vereadores Cleiton Xavier (PMN) e Jorge Santos (Republicanos).





A sugestão para a nova bandeira é que o modelo tenha as cores verde e azul, com uma divisão diagonal, e um sol no centro. A ideia é que o azul represente o céu e a verde a Serra do Curral, além disso, referenciar as cores da bandeira do Brasil.

Os vereadores Pedro Patrus (PT) e Bruno Pedralva (PT) apresentaram uma emenda à proposta de Cleiton Xavier e Jorge Santos, sugerindo uma consulta à população sobre a adoção, ou não, da nova bandeira. A sugestão deve ser votada em 2º turno.
 
LeiaProjeto que pode fazer passagem voltar a R$ 4,50 é aprovado no 1º turno 

Nova bandeira


designer Gabriel Figueiredo é quem propôs novo modelo de bandeira e a ideia é simplificar e dar destaque a um dos ícones da capital mineira.

De acordo com o designer, entre os motivos que o levaram a pensar a proposta estão as características do brasão, que dificultam que uma pessoa possa, de memória, desenhar a bandeira de BH. 

"A complexidade do desenho é bem-vinda nos brasões, que ajudam a dar um aspecto de seriedade e legitimidade a documentos oficiais, por exemplo. Em uma bandeira, que deve ser vista e identificada de longe, mesmo quando dependurada em um mastro, em um dia de pouco vento, a complexidade só atrapalha", argumentou à época do lançamento da proposta.