Jornal Estado de Minas

CONGRESSO NACIONAL

Damares ficou 'impressionada' com Zanin, indicado ao STF, e pode mudar voto

A senadora Damares Alves, membro do grupo político bolsonarista e filiada ao partido Republicanos-DF, que anteriormente havia expressado sua oposição ao advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF), agora afirma que está reconsiderando sua posição em relação ao indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o jornal “O Estado de S. Paulo”, ela ficou muito impressionada com Zanin e pode mudar seu voto.





Segundo a “Coluna do Estadão”, Damares e Zanin estiveram presentes em um almoço organizado pelo deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP) nesta quarta-feira (14/6), que reuniu deputados e senadores da bancada evangélica de ambas as casas legislativas. Conforme relatado anteriormente pela coluna, Cezinha tem atuado como interlocutor de Zanin no Congresso.
 

Cristiano Zanin foi indicado em 1º de junho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a cadeira deixada em abril pelo ministro aposentado Ricardo Lewandowski na Suprema Corte. Após essa etapa, a indicação será votada no plenário do Senado. Para ser aprovado, ele terá que ter o aval da maioria dos senadores, o equivalente a 41 votos das 81 cadeiras da Casa.

 

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou, para 21 de junho, próxima quarta-feira, a sabatina do advogado Cristiano Zanin — indicado a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O relator será o vice-presidente da Casa, senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PI). 





 

Caso seja aprovado, Zanin será o terceiro ministro indicado por Lula na composição atual do STF. A ministra Cármen Lúcia foi indicada e empossada em 2006, no primeiro mandato do petista. Já Dias Toffoli, passou a integrar a Corte em 2009, durante a segunda gestão do presidente. Ricardo Lewandowski, que se aposentou por ter completado 75 anos, também foi escolhido pelo chefe do Planalto, em março de 2006.

Quem é Cristiano Zanin

Cristiano Zanin Martins tem 47 anos e ganhou notoriedade durante a atuação na defesa de Lula nos processos da Operação Lava-Jato. Natural de Piracicaba (SP), ele é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. O advogado também mantém um escritório com a mulher, Valeska Teixeira Zanin Martins, com sedes em São Paulo e Brasília.