O senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) torne o ex-presidente inelegível vai criar um líder "sem precedentes na história". Assim como outros aliados da direita, ele defende que o capital político poderia eleger qualquer candidato.
Leia Mais
Projeto que revoga aumento nas passagens avança na Câmara de BHNovo vai à Justiça contra pedido de concessão de TV do PTCiro Nogueira culpa Zambelli, Guedes e Jefferson por derrota de BolsonaroCaso condenado pelo TSE, Bolsonaro fica imediatamente inelegívelPF pediu prisão de Marcos do Val, mas Moraes negouMoraes manda Monark prestar depoimento à PFMarcos do Val é investigado por divulgar documentos sigilosos da ABIN“Se essa injustiça acontecer, o TSE estará criando um líder político sem precedentes na história. Tirar o direito de um líder de 48% da população é vitimizá-lo e torná-lo um líder que vai poder eleger um número sem precedentes de prefeitos e vereadores no próximo ano. E o seu candidato ganhará facilmente a eleição de 2026”, disse.
Ciro também voltou a falar que Bolsonaro também ventila a possibilidade de concorrer ao Senado ao invés da Presidência, assim como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro seria candidata por Brasília.
A ação que corre na Justiça Eleitoral contra o ex-presidente trata de uma reunião que ele teve com embaixadores em 2022, onde ele fez uma série de ataques contra o processo eleitoral, que foi transmitido em rede nacional. A ação movida pelo PDT, argumenta que ocorreu um abuso de poder político no caso.
O julgamento está marcado para o dia 22 de junho, e já recebeu parecer favorável do Ministério Público Eleitoral para a condenação de Bolsonaro. O ex-presidente pode ficar inelegível por 8 anos.