(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JUSTIÇA ELEITORAL

Ciro Nogueira sobre Bolsonaro inelegível: 'TSE está criando um líder'

Senador e ex-ministro-chefe da Casa Civil argumenta que Bolsonaro poderia eleger um número de prefeitos e vereadores sem precedente


15/06/2023 16:39 - atualizado 15/06/2023 16:39
440

Ciro Nogueira na tribuna do senado
Ciro Nogueira ainda lembrou que Bolsonaro considera concorrer ao Senado (foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
O senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) torne o ex-presidente inelegível vai criar um líder "sem precedentes na história". Assim como outros aliados da direita, ele defende que o capital político poderia eleger qualquer candidato.

Em entrevista concedida para a Folha de S. Paulo, Ciro afirma que o candidato que Bolsonaro escolher pode ganhar facilmente a eleição de 2026. No momento, ele defende como nomes fortes o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), e o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

“Se essa injustiça acontecer, o TSE estará criando um líder político sem precedentes na história. Tirar o direito de um líder de 48% da população [de disputar a eleição] é vitimizá-lo e torná-lo um líder que vai poder eleger um número sem precedentes de prefeitos e vereadores no próximo ano. E o seu candidato ganhará facilmente a eleição de 2026”, disse.

Ciro também voltou a falar que Bolsonaro também ventila a possibilidade de concorrer ao Senado ao invés da Presidência, assim como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro seria candidata por Brasília.

A ação que corre na Justiça Eleitoral contra o ex-presidente trata de uma reunião que ele teve com embaixadores em 2022, onde ele fez uma série de ataques contra o processo eleitoral, que foi transmitido em rede nacional. A ação movida pelo PDT, argumenta que ocorreu um abuso de poder político no caso. 

O julgamento está marcado para o dia 22 de junho, e já recebeu parecer favorável do Ministério Público Eleitoral para a condenação de Bolsonaro. O ex-presidente pode ficar inelegível por 8 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)