O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) declarou que votará contra a nomeação de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar mineiro se disse contra o atual formato das indicações e demonstrou desconforto com o fato do potencial magistrado ter trabalhado como advogado pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Leia Mais
Advogada de Bolsonaro defende indicação Zanin no STFZanin no STF: Moro promete 'sabatina rigorosa' no SenadoDamares ficou 'impressionada' com Zanin, indicado ao STF, e pode mudar votoSabatina de Zanin: como é o processo no Senado para novos ministros do STFEx-ministro de Bolsonaro vai votar a favor de Zanin para vaga no STF'Algum grau de afinidade não põe em risco a democracia', diz Barroso sobre indicação de Zanin por LulaPastor que pediu orações contra Lula é criador da 'Machonaria'Dino acionará PF contra pastor que pediu para 'quebrar mandíbula' de LulaArthur Lira será colocado no 1º escalão de Lula com Celso Sabino no TurismoCom divulgação de mensagens golpistas, coronel pode ter nomeação anulada“Não é nada contra a pessoa dele. Eu acho que essa prática de presidentes terem que indicar os ministros deveria mudar. Falei até em um discurso que cabe ao Senado, através de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) a gente mudar a forma como é feita a indicação”, afirmou.
O senador também endossou as críticas ao passado de Zanin como advogado pessoal de Lula. O presidente contou com os trabalhos de seu indicado ao Supremo para se defender das acusações no âmbito da Operação Lava-Jato.
Outro ponto que me faz não votar nele é o caso dele ser advogado pessoal do presidente que o está indicando. Por exemplo, se cair uma ação do Lula no STF ele pode ser o relator ou julgar a ação”, justificou o senador.
Zanin será sabatinado pelos senadores na próxima quarta-feira (21/6). A sessão foi marcada pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP). Embora a indicação tenha recebido críticas da oposição, mesmo nomes mais críticos a Lula já manifestaram apoio à indicação do petista.
Em publicação do Estado de Minas no Instagram sobre o posicionamento dos senadores mineiros diante da sabatina de Zanin, Cleitinho se defendeu de críticas feitas por leitores. O senador justificou seu posicionamento com comentários como: “não sou perfeito, mas tenho humildade suficiente para melhorar. Sobre minha capacidade, ‘Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos’” e “estou aqui para representar todos, até os que não gostam de mim”.