O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou na manhã desta sexta-feira (16/6) a Operação Fake Newspaper em Aimorés, na regiâo do Vale do Rio Doce. A ação ocorreu por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio das Polícias Militar e Civil de Minas Gerais e da Polícia Militar do Espírito Santo.
A polícia cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, determinados pela Justiça. Três pessoas foram presas de forma temporária, e um foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munição.
A ação tem como objetivo apurar uma organização criminosa que atua nos dois estados e estaria envolvida com dispensa indevida de licitação, peculato, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Parte dos investigados são agentes públicos que estariam atuando para obter vantagens econômicas indevidas e favoreces terceiros na contratação de publicidade institucional com o governo municipal de Aimorés, Câmara municipal e com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
A Justiça também determinou o bloqueio de cerca de R$ 1,4 milhão, o afastamento dos agentes públicos investigados e a suspensão de todos os contratos firmados.