Jornal Estado de Minas

VAGA NO STF

Genial/Quaest: indicação de Zanin é aprovada por 55% e desaprovada por 23%


A indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovada por 55%, segundo pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (21/6). De acordo com o levantamento, 23% dos entrevistados desaprovam a indicação de Zanin e 22% não souberam responder.  
A aprovação de Zanin caiu em comparação à pesquisa realizada em abril deste ano, em que o advogado tinha 60% de aprovação. A taxa de rejeição se manteve a mesma. À época, 17% dos entrevistados não sabiam responder.





A pesquisa também comparou a aprovação da indicação de Zanin entre os eleitores de Jair Bolsonaro e Lula. 78% dos entrevistados que votaram no ex-presidente no segundo turno desaprovam a indicação de Zanin; 5% aprovam e 17% não souberam responder.

Já entre os eleitores de Lula, 43% aprovam; 32% desaprovam e 25% não souberam responder. 
Ainda segundo o levantamento, 34% dos entrevistados acreditam que o Presidente da República pode indicar quem quiser para a Suprema Corte, mas 59% discordam da prática. 7% não souberam responder.
 
O estudo foi feito com base em 2.029 entrevistas, realizadas entre 15 e 18 de junho, e tem margem de erro estimada em 2,2 pontos percentuais e 95% de confiabilidade. Foram ouvidas pessoas de 120 cidades, segundo o método de probabilidade proporcional ao tamanho, com maiores de 16 anos.