O deputado federal André Janones (Avante-MG) comentou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmando que ele está ficando “manso” com a possibilidade de ficar inelegível por oito anos. O julgamento começou nesta quinta-feira (22/6) com a leitura do relatório pelo ministro Benedito Gonçalves, além das declarações da defesa e da acusação.
Leia Mais
Presidente da CPMI diz que vai ao conselho de ética contra deputado do PLOuro Preto: mulher de procurador é acusada de agredir servidora municipalG. Dias: 'Acampamento bolsonarista incomodava governo e Forças Armadas'CPMI do 8/1: 'Você envergonha esse país', diz Arthur Maia a bolsonaristaMP Eleitoral defende que Bolsonaro fique inelegívelLula faz discurso pró-Amazônia em festival de música com Coldplay em Paris“Nem parece que estava fazendo piada enquanto o nosso povo morria. Sem mandato, se vê perdido e desesperado, assim como nós ficamos 4 anos de seu governo. O mundo dá voltas”, completou o parlamentar mineiro.
Bolsonaro é acusado de abuso de poder político e econômico por uma reunião com embaixadores em julho de 2022, quando proferiu uma série de ataques à corte eleitoral e às urnas eletrônicas. A defesa alega que o presidente estaria protegido pela prerrogativa do cargo e o princípio de liberdade de expressão.
Já a acusação afirma que a reunião é um agravante em que se tentou, perante autoridades internacionais, manchar a democracia brasileira. “Se não fosse grave, o New York Times não teria feito uma reportagem na qual os embaixadores, está nos autos, estavam com medo de um golpe”, disse o advogado do PDT, Walber Moura Agra.
O julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e será retomado na próxima terça-feira (27/6) os ministros começam a proferir seus votos.