A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou, nesta sexta-feira (23/6), em 2º turno, o Projeto de Lei 483/2023 que propõe um novo design para a bandeira de Belo Horizonte. Para entrar em vigor, a proposta dependerá de aprovação popular.
O projeto, com o objetivo de simplificar e dar destaque a um dos ícones da capital mineira, foi proposto pelos vereadores Cleiton Xavier (PMN) e Jorge Santos (Republicanos). Já o designer Gabriel Figueiredo foi o responsável por desenvolver o novo modelo de bandeira. O PL foi aprovado por 29 votos a 8 e segue para a sanção ou veto do prefeito Fuad Noman (PSD).
Também foi aprovada hoje, por 37 votos a 3, a emenda proposta pelos vereadores Pedro Patrus (PT) e Bruno Pedralva (PT), que prevê a aprovação da nova bandeira pela população belo-horizontina. O referendo popular será realizado em outubro de 2024, no mesmo dia das eleições para prefeito e vereadores.
Gabriel Azevedo (Sem Partido), presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, irá se reunir com o Tribunal Regional Eleitoral nos próximos dias para tratar o assunto. "É inédito", afirmou.
Nova bandeira
A bandeira representa a Serra do Curral, em verde, com o céu azul como fundo, e o sol nascendo no horizonte. As cores, além de estar presentes na atual versão, também simbolizam as cores da bandeira brasileira.
"A complexidade do desenho é bem-vinda nos brasões, que ajudam a dar um aspecto de seriedade e legitimidade a documentos oficiais, por exemplo. Em uma bandeira, que deve ser vista e identificada de longe, mesmo quando dependurada em um mastro, em um dia de pouco vento, a complexidade só atrapalha", argumentou Gabriel à época do lançamento da proposta.