O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) consta como "parte" ou "envolvido" em 45% das decisões e acórdãos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em ações relativas a fake news e desinformação.
Leia Mais
Cassação de aliado se torna principal precedente para inelegibilidade de BolsonaroBolsonaro diz que Michelle pode se candidatar à Presidência em 2026PF cumpre mandado de busca e apreensão contra suspeito de financiar 8/1Moraes escala delegado da PF para chefiar setor de combate a fake news do TSEGoverno Lula discute plano B para regulação de internet antes da eleição de 2024Relator: Bolsonaro tem interpretação perturbadora da ideia de autoridadeAdvogada mineira é primeira negra no Tribunal Superior EleitoralVereador pode perder mandato por perseguir assessora em Minas GeraisO 'imbrochável' Bolsonaro deveria consultar o Analista de Bagé
Neste intervalo Bolsonaro, foi mencionado em 80 dentre 179 decisões, de acordo com o estudo "O que é desinformação no Judiciário brasileiro? Uma análise da jurisprudência dos tribunais superiores sobre as fake news".
Bolsonaro e aliados foram investigados ao longo de seu mandato em inquéritos sobre fake news e milícias digitais. O ex-presidente deve ser declarado inelegível pelo TSE por espalhar desinformação a respeito das urnas eletrônicas em uma reunião com embaixadores estrangeiros no ano passado.