Em uma participação no podcast "3 irmãos", o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) afirmou que os brasileiros "são burros" e comparou o QI (Quociente de Inteligência) das pessoas com o de um macaco.
IMPORTANTE: o deputado federal Gustavo Gayer afirmou em um podcast que os brasileiros e os africanos são burros; de pouca capacidade cognitiva e de baixo QI. No meio da conversa ele e os demais participantes ainda compararam o QI das pessoas com o de um macaco. Eu peço a ajuda de... pic.twitter.com/M6XdLl7kJ1
%u2014 Vinicios Betiol (@mb_vinicios1) June 28, 2023
"O Brasil está emburrecido. Aí você pega e dá um título de eleitor para um monte de gente emburrecida", disparou o deputado. O podcast foi transmitido no dia 23 deste mês, no YouTube, mas voltou a repercutir nas redes sociais.
"Sabia que tem macaco com QI de 90? 72 o QI na África. Não dá para a gente esperar alguma coisa da nossa população", diz o apresentador ao deputado.
Na sequência, Gayer afirma que todos os países na África vivem uma "ditadura". "Democracia não prospera na África. Para você ter uma democracia você tem que ter o mínimo de capacidade cognitiva de entender entre o bom e o ruim, o certo e o errado", dispara.
Gayer ainda afirma que desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pessoas "burras" estão o aplaudindo.