(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HACKER

PF prende de novo hacker da Vaza Jato por descumprir medidas judiciais

Walter Delgatti Netto foi preso por 'crimes cibernéticos' em 2019 por ter invadido e vazado conversas de políticos e integrantes do judiciário


28/06/2023 17:07 - atualizado 28/06/2023 17:15
440

Walter Delgatti Neto e Carla Zambelli
Hacker Walter Delgatti Neto trabalhava para a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) (foto: Reprodução/Twitter)
Walter Delgatti Netto, o hacker da Vaza Jato, foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (28/6) por ter descumprido medidas judiciais.

Após o vazamento de conversas entre juízes e procuradores da Operação Lava-Jato e políticos no aplicativo Telegram, ele foi preso em julho de 2019 na Operação Soofing, que visava uma organização que atuava em "crimes cibernéticos".

O hacker assumiu ter enviado as informações ao site The Intercept Brasil, alegou que o conteúdo não foi alterado e que não recebeu dinheiro para isso.

Em 2022, quando o então presidente Jair Bolsonaro (PL) questionava a segurança do processo eleitoral brasileiro, ele se reuniu com Delgatti para saber sua opinião sobre a possibilidade de as urnas eletrônicas serem fraudadas.
Delgatti afirmou, no início deste ano, que estava trabalhando como socialmedia da deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP). E que o salário, de R$ 6 mil, estaria atrasado.

Também assumiu que tentou grampear o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na época do encontro com Bolsonaro.
 
Ele voltou a ser preso por ter usado a internet, mesmo proibido, e também teria mudado de endereço sem comunicar a Justiça. A nova prisão foi decretada pelo juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)