(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LUTO

Zema sobre ex-ministro Alysson Paollinelli: 'Legado difícil de mensurar'

Governador foi ao velório do ex-ministro da Agricultura na tarde desta quinta-feira (29/6), no Palácio da Liberdade


29/06/2023 16:05 - atualizado 29/06/2023 16:48
440

Romeu Zema
Zema evitou falar sobre outros assuntos em respeito à família (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
O governador Romeu Zema (Novo) compareceu ao velório do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, na tarde desta quinta-feira (29/6). Ele classificou o agrônomo mineiro como "um dos brasileiros da última década que deixou um legado valiosíssimo e difícil de mensurar", dizendo que, em respeito à família enlutada, não responderia a perguntas sobre outro assunto.

Zema destacou a importância do ex-ministro para que o Brasil se tornasse uma potência na agricultura e referência em segurança alimentar. "Há 50, 60 anos, ele visualizou o potencial agrícola que o Brasil tinha e ninguém acreditava e eu fui testemunha disso", pontuou, lembrando que nasceu no Cerrado, em Araxá.

Paolinelli é apontado como um dos principais nomes do desenvolvimento agrícola do país, atuou na política por mais de 40 anos e foi indicado ao Nobel da paz. Foi um dos idealizadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Nasceu em 10 de julho de 1936, em Bambuí, no Centro-Oeste mineiro. Formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras e especializou-se em estudar o potencial produtivo da agricultura no Cerrado brasileiro.

O agrônomo assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais em 1971 e teve atuação destacada no incentivo à produção cafeeira no estado. Ele passou pela pasta outras duas vezes durante a década de 1990.

Alysson Paolinelli também foi presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Desde 2022, era presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

O ex-ministro morreu em Belo Horizonte, aos 86 anos. Ele estava internado no Hospital Madre Teresa, Região Oeste da capital, para tratar complicações de saúde após uma cirurgia no quadril.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)