Jornal Estado de Minas

LUTO

Bolsonaro diz que irá ao velório de Paolinelli, em Belo Horizonte

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que estará em Belo Horizonte para o velório e sepultamento do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, nesta sexta-feira (30/6). O agrônomo mineiro morreu, nesta quinta-feira (29/6), aos 86 anos, por complicações após uma cirurgia no quadril.





Mais cedo, enquanto embarcava para o Rio de Janeiro, Bolsonaro destacou a importância de Paolinelli para o setor. "O homem que transformou a agricultura no Brasil, que desbravou o Centro-Oeste em um período em que o Brasil importava alimentos. Nossos sentimentos aos familiares e amigos", ressaltou Jair Bolsonaro.

O ex-presidente deve viajar para a capital mineira ainda hoje à noite. “Foi um homem que revolucionou a agricultura brasileira. De importadores, passamos a ser exportadores de alimentos. Pretendo hoje à noite, alterando completamente minha agenda no Rio, me despedir e fazer uma justa homenagem a esse grande cidadão”, disse.

Paolinelli é apontado como um dos principais nomes do desenvolvimento agrícola do país, atuou na política por mais de quarenta anos e foi indicado ao Nobel da paz. Nasceu em 10 de julho de 1936, em Bambuí, no Centro-Oeste mineiro. Formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras e especializou-se em estudar o potencial produtivo da agricultura no Cerrado brasileiro.

O agrônomo assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais em 1971 e teve atuação destacada no incentivo à produção cafeeira no estado. Ele passou pela pasta outras duas vezes durante a década de 1990.