Jornal Estado de Minas

LÍDER FASCISTA

Zema compartilha frase atribuída a Mussolini

Em uma rede social, o governador Romeu Zema (Novo) publicou, na manhã deste sábado (1/7), uma frase atribuída ao líder fascista Benito Mussolini. A frase foi postada em uma foto tirada da tela de um computador e tem a assinatura do ex-comandante italiano.





“Fomos os primeiros a afirmar que, quanto mais complexa se torna a civilização, mais se deve restringir a liberdade do indivíduo”, diz a frase compartilhada pelo governador mineiro. Zema tem o hábito de publicar, diariamente, citações em suas redes sociais para dar ‘bom dia’ aos seguidores.

A publicação foi feita sem contextualização e relação com as postagens anteriores e posteriores do governador. Ela acontece, porém, um dia após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou Jair Bolsonaro (PL) inelegível até 2030. Zema foi cabo eleitoral do ex-presidente nas eleições do ano passado e organizou o braço mineiro da campanha durante o segundo turno.

Mussolini foi o principal nome do Partido Nacional Fascista, que comandou a Itália entre 1922 e 1943. O líder de extrema-direita foi um dos aliados mais importantes do regime nazista alemão e, ao lado de Adolf Hitler e do Japão, formou o Eixo, grupo derrotado na II Guerra Mundial.




 
(foto: Reprodução/Instagram )
 

Veja nota do Governo de Minas sobre o caso:


O governador Romeu Zema é um defensor das liberdades individuais, incluindo o direito de ir e vir e o acesso à propriedade privada e às eleições livres, condições possibilitadas apenas pela democracia. A citação em questão foi postada como um alerta sobre os riscos de um estado inchado, com altas cobranças de impostos e gastos desregulados, mas sem capacidade de investimentos básicos para a população. Este cenário significa, na prática, que quanto mais burocrático e complexo o estado for, maiores serão os riscos de colocar em xeque as liberdades de todos os brasileiros. O governador Romeu Zema reafirma seu compromisso com a democracia e com um estado que sirva às necessidades do povo, sobretudo, sempre com o intuito de melhorar a vida dos cidadãos.