Jornal Estado de Minas

2 DE JULHO

Lula faz passeata no bicentenário da Independência do Brasil na Bahia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã deste domingo (2/7) das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Ao lado da primeira-dama, Janja, o chefe do Executivo esteve na cerimônia de obliteração de selos comemorativos da data e participou do desfile cívico em uma caminhonete aberta onde cumprimentou e tirou fotos com apoiadores ao longo do trecho.





Em rápida declaração, o presidente afirmou que "quem lutou e morreu foram os baianos para conseguir a independência do Brasil".

"Eu vim à Bahia e hoje é o dia em que a Bahia se transforma na capital do Brasil. A gente precisa compreender que Salvador vira capital provisória pela manifestação exuberante do povo baiano. Dom Pedro gritou "independência ou morte", mas quem lutou e morreu foram os baianos para conseguir a independência do Brasil".

"O Brasil recuperou a alegria, recuperou a democracia. Isso faz bem para a alma do povo brasileiro. O sucesso da Bahia se vê pela generosidade do povo baiano. Esse 2 de julho é a consagração da Bahia como capital histórica do Brasil", emendou.





Também acompanharam o petista a ministra da Cultura, Margareth Menezes e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
 
A data celebra a independência de 200 anos do Brasil na Bahia. A data em que as batalhas iniciadas em fevereiro de 1822 chegaram ao fim e as tropas portuguesas foram expulsas do Estado, consolidando o fim do domínio de Portugal.

Lula ainda participou da Caminhada de Dois de Julho que partiu do Largo da Soledade, no bairro da Liberdade. A previsão é de que, ao meio-dia, o presidente viaje para Ilhéus, onde participará amanhã da cerimônia de início das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL I).

Ontem, em Brasília, o petista acompanhou no estádio Mané Garrincha o treino da Seleção Brasileira feminina de futebol. À noite, Lula era esperado no Arraiá do PT, no Clube AABB. Porém, com fortes dores nas pernas e após recomendação medica, não compareceu ao evento. O encontro, ao estilo de festa julina, vendeu ingressos por preços que variam entre R$ 300 e R$ 5 mil. A renda arrecadada será destinada à própria sigla.