Jornal Estado de Minas

DIVISÃO

Zema erra conta básica de matemática durante entrevista

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), cometeu um ato falho durante entrevista à Jovem Pan, nesta segunda-feira (3/7), dizendo que a metade de 513 é 561. O mineiro discutia o possível apoio da Câmara dos Deputados a um presidente do Sul ou Sudeste, regiões que para ele "precisam ter mais força política".





Zema afirma que o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) quer ter representação em Brasília. “Queremos e vamos ter. Temos hoje a metade dos deputados federais, menos um. A metade de 513 é 561, então nós temos lá, 561. Minha matemática aqui de cabeça tá falhando”, disse Zema, que no fim da entrevista consertou e acertou o número de 255 parlamentares.

Nesta terça-feira (4/7), Zema foi para Brasília para um encontro com governadores e parlamentares que discutem o texto da reforma tributária, que deve ser votado até sexta-feira. Zema destaca que irá propor alterações no texto. 

Para ele a reforma é fundamental, mas precisa ser melhor discutida e que o texto atual fere o “pacto federativo”. “O Brasil é um país que tem crescido menos do que o mundo, e a Reforma Tributária é fundamental para o Brasil ter uma economia mais dinâmica. O que nós não podemos é ferir o pacto federativo, e essa reforma está ferindo. Alguns municípios vão perder arrecadação, vão perder autonomia e estados idem”, disse Zema.