O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou otimismo com o crescimento do país durante seu mandato, mas afirmou que o governo precisa ter foco e trabalhar com rapidez. O petista discursou durante reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), nesta quinta-feira (6/7), ativado após sete anos parado.
tirar proveito do momento e que o mundo sente necessidade do crescimento do Brasil. "O Brasil gosta de todo mundo e todo mundo gosta do Brasil. Por isso não quero me meter na guerra da Ucrânia e da Rússia. A minha guerra é aqui! Contra a fome, contra o desemprego, contra a pobreza e contra a desindustrialização”, pontua.
Lula afirma que é preciso Lula tem feito esforços para formar um consenso na comunidade internacional pela paz na europa, mas tem recusado se envolver de maneira militar e bélica na guerra. O país não envia armamentos para nenhum dos lados nem quando nações envolvidas indiretamente solicitam.
A postura é similar com o que foi relatado pelo próprio Lula em relação à Guerra no Iraque (2003-2011), quando ele dizia para o ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que não se envolveria no conflito, pois sua guerra era contra a fome.