Jornal Estado de Minas

GOLPE

Bolsonaro presta quarto depoimento à PF nesta quarta-feira

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presta, , nesta quarta-feira (12/7), seu quarto depoimento à Polícia Federal (PF) desde que deixou o Planalto. A oitiva ocorre no inquérito que investiga um plano de um suposto golpe de Estado denunciado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES).





Em fevereiro, o parlamentar chegou a acusar Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) de propor a participação em um plano golpista que envolveria colocar escutas ilegais no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na época, Do Val afirmou que participou de uma reunião com os dois políticos.

Ao gravar o ministro Moraes, o plano tinha como objetivo obter provas para anular o resultado das eleições presidenciais de 2022. O plano rendeu um inquérito contra o senador e, em junho, ele viu a PF cumprir mandados de busca e apreensão no seu gabinete em Brasília e no Espírito Santo.

Ao longo do ano, Do Val apresentou diversas versões sobre o encontro com Bolsonaro e Silveira, “revezando” a atribuição do encontro golpista entre os dois parlamentares. Em um momento ele disse que o ex-presidente “ouviu tudo e ficou calado”, em outro que ele teria disponibilizado o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para o plano.

Do Val já prestou depoimento à PF e agora afirma que a versão oficial foi dada aos agentes. Segundo ele, as outras versões eram “estratégia de persuasão” contra a imprensa.

Moraes agora quer os esclarecimentos de Bolsonaro sobre a reunião.