O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou, no começo dessa semana, o ex-prefeito de Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro, Celson Pires, por desvio de verbas públicas e contratação de empresa para prestação irregular de serviços no período entre 2014 e 2016. Pires, atualmente, é secretário de Governabilidade da prefeitura da cidade. Ele ocupou o cargo de prefeito por dois mandatos, entre 2013 e 2020.
Leia Mais
Moro vê desvios de verbas destinadas ao combate da pandemia como 'genocídio'Justiça afasta prefeita de Manhuaçu por desvios de verbas públicasOperação da PF mira em desvios de verbas públicas da Cia. de Saneamento de GoiásMinas Gerais lidera ranking de prisões por desvio de verbasJustiça bloqueia mais de R$ 65 mi de grupo acusado de desvio de verbas públicas na HidroexMoraes determina nova avaliação de saúde de Roberto JeffersonUma das irregularidades, conforme a denúncia, teria sido verificada em obra do Mercadão de Conceição das Alagoas.
Além do ex-prefeito, a acusação também atinge um empresário da cidade que teria recebido valores que deveriam ser pagos a terceiros. O MP complementa que a empresa dele venceu a licitação para executar o serviço por R$ 709 mil, mas as atividades foram paralisadas após a morte de um funcionário da empresa.
Em seguida, uma outra empresa, que não tinha contrato relacionado ao Mercadão, teria recebido valores irregulares que deveriam ser destinados a outras empresas, configurando suposto desvio de recursos públicos.
“O descontrole ensejou diversos prejuízos ao município. Entre eles, obras inacabadas, atrasos e assim por diante”, diz trecho da acusação do MPMG.
A reportagem tentou contato com o ex-prefeito de Conceição das Alagoas, mas não obteve retorno.
Reportagem em atualização.