Durante evento de sanção da lei do Novo Mais Médicos, nesta sexta-feira (14/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a relação do Planalto com o Congresso Nacional melhorou em relação aos últimos anos. O petista destaca que é importante cultivar uma relação civilizada e democrática com os parlamentares.
Leia Mais
Barroso assumirá órgão que endureceu punição a juízes por manifestações políticasDiplomata e ex-embaixador Sergio Amaral morre aos 79 anosJoice Hasselmann sobre Carla Zambelli: 'Biruta e bandida'Ex-ministra Daniela Carneiro fala sobre volta à Câmara e apoio a LulaSalário de R$ 41 mil de Bolsonaro pode ser analisado pela Justiça EleitoralJean Wyllys deve assumir cargo na comunicação da PresidênciaO presidente sofreu nos primeiros momentos do mandato com a articulação entre os parlamentares. Inicialmente, o governo petista teve derrotas como, por exemplo, na votação do Marco do Saneamento e no Projeto de Lei (PL) das Fake News. A relação chegou a ser criticada pelo próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Lula destaca que a situação faz parte do jogo político e que não adianta reclamar do Congresso. “O Congresso pode ter o defeito que vocês quiserem que tenha, mas ele é a cara de vocês no dia da eleição. Ele é o 'estado de espírito' de cada um de nós quando foi digitar o número do candidato. Não adianta reclamar, se quiser melhor só nas próximas eleições”, disse.
Com uma melhor articulação, liberando emendas e cargos, o governo conseguiu aprovar medidas importantes, entre elas a Reforma Tributária e o Arcabouço Fiscal.