URGENTE! Carla Zambelli saca arma e aponta no meio da rua para pessoa na rua. Incidente ocorreu agora na travessa da Joaquim Eugênio Lima com a Lorena. Divulguem pic.twitter.com/NC1FQUnaE8
%u2014 Antonio Neto (@antonionetopdt) October 29, 2022
acusação da Procuradoria Geral da República, a deputada passará a ser ré em uma ação criminal.
O Supremo analisará o caso em plenário virtual, entre os dias 11 e 21 de agosto. Se a corte aceitar a Em julgamento está o episódio em que Zambelli, na véspera do segundo turno das eleições, em 29 de outubro, discutiu com um apoiador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o perseguiu com uma arma em punho. O momento foi filmado e viralizou nas redes sociais, rendendo críticas inclusive de apoiadores.
Por causa do episódio, endereços da deputada foram alvos de busca e apreensão e armas foram apreendidas pela Polícia Federal (PF) neste ano, em uma ação autorizada pelo ministro Gilmar Mendes.
O caso já foi criticado pelo ex-ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que considera o momento como crucial para a derrota nas eleições.