O deputado federal Rogério Correia (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara, afirmou que o processo de cessão definitiva do terreno do Aeroporto Carlos Prates à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) caminha bem em Brasília e não há chance de recuos. Em entrevista ao Estado de Minas nesta segunda-feira (17/7), durante apresentação dos planos do município para a área, o petista disse que fez uma série de reuniões para assegurar o movimento na capital nacional.
Leia Mais
Memorial de Direitos Humanos está em obras e sem previsão de inauguração Área do Aeroporto Carlos Prates será transformada em novo bairro de BHManifestantes protestam na porta do antigo Aeroporto Carlos PratesJustiça suspende nova CPI da Lagoa da PampulhaAlckmin quer fortalecimento do cooperativismo no paísSergio Moro à PGR: 'Violação da privacidade de milhões de brasileiros'Desde abril, a prefeitura é responsável pela gestão e exploração do terreno, mas a responsabilidade definitiva sobre a área é esperada para setembro deste ano. A área antes tinha operação atrelada ao governo federal através da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
O petista prosseguiu tratando sobre a movimentação em Brasília para disponibilizar o terreno ao município e viabilizar o início das obras ainda neste ano. Correia afirmou que o aporte de verbas federais ao projeto deve se dar a partir do programa de habitação Minha Casa, Minha Vida.
“O que é preciso agora é iniciar o que há de imediato. Então eles vão recuperar o parque, provavelmente já iniciar as obras da UPA, da unidade de Educação Infantil, tudo ainda este ano. A moradia já é um processo mais demorado, tem que ver qual o tipo de moradia, discutir com o Ministério das Cidades. Mas está bem avançado. O governo ajudaria com o Minha Casa, Minha Vida, que é um programa nacional pelo qual o presidente Lula tem um carinho muito grande e a oferta da prefeitura agradou muito o governo federal. Foi um dos pontos fundamentais, inclusive, para a área ficar à disposição do município”, disse.
Durante a apresentação do projeto da PBH à população ocorrida na Região Noroeste da capital nesta segunda, movimentos favoráveis à manutenção das atividades aeroportuárias no Carlos Prates manifestaram esperança na prorrogação do prazo para uma transferência definitiva do terreno à prefeitura. A possibilidade foi prontamente negada pelo parlamentar mineiro.