Jornal Estado de Minas

JUSTIÇA

Kalil será ouvido pela CPI do 'Abuso do Poder'

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), conseguiu, nesta quinta-feira (20/7), o direito de ser ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do "Abuso de Poder", realizada na Câmara Municipal (CMBH). O relatório final da comissão já foi protocolado e será apreciado pelos integrantes nesta sexta-feira (21/7).





A 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal da Comarca de Belo Horizonte se mostrou favorável depois que Kalil entrou com um mandado de segurança, alegando que, como tratava de investigação de suposto uso da estrutura da prefeitura para benefício pessoal e a terceiros, ele tem direito a defender sua honra e imagem.

Entre os pontos que foram investigados estão a verificação se as contrapartidas exigidas para a construção do estádio da Arena MRV foram feitas com o intuito de "prejudicar o andamento das obras do novo complexo esportivo mineiro, por motivos alheios ao interesse da cidade". Os pedidos foram considerados abusivos pelos membros da CPI.
Além disso, a CPI analisou a atuação da Procuradoria-Geral do Município na suspensão da Execução de dívida de IPTU de um imóvel que seria do ex-prefeito.

O juiz alegou que Alexandre Kalil deve ser ouvido para garantir o direito à ampla defesa, conforme o artigo 5° da Constituição, e que o depoimento do político é fundamental para a conclusão dos trabalhos.

Desde dezembro de 2022, prestaram esclarecimendos diversas pessoas próximas ao ex-prefeito e funcionários da PBH.