O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai voltar ao seu berço político neste domingo (23/7). O petista vai participar do evento de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, São Paulo.
O sindicato será comandado por Moisés Selerges, trabalhador da Mercedes-Benz, e o 14º presidente dos Metalúrgicos do ABC. Outros 162 diretores compõem a nova gestão, atuando nos 55 comitês sindicais de empresas e no comitê sindical dos aposentados.
Lula foi uma das principais lideranças sindicais no país durante a década de 1970, assumindo a presidência dos Metalúrgicos em 1975 e ficando até 1981. Sobre a gestão do petista, o sindicato promoveu grandes greves durante a Ditadura Militar.
Quando o então ex-presidente teve sua prisão decretada em abril de 2018, em diligências da Operação Lava Jato, ele se reuniu com a militância petista na sede do sindicato antes de partir para Curitiba. Já quando deixou a prisão, mais de 500 dias depois, ele voltou ao ABC para encontrar os apoiadores.
A entidade representa 70 mil trabalhadores das cidades de São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.