O ex-deputado federal constituinte e ex-vereador de Belo Horizonte, José Elias Murad, será homenageado com uma estátua na Câmara Municipal da capital mineira. A obra deve ser inaugurada no próximo dia 5 de outubro, data de aniversário da Constituição Federal, redigida com participação do parlamentar.
Leia Mais
Pequeno grupo de bolsonaristas se reúne em BH para pedir 'Fora Lula'Ex-vereador de BH é nomeado na secretaria de Casa Civil, comandada por AroPBH decreta jornada reduzida por causa dos jogos da Seleção femininaVereadores batem boca em audiência sobre fim do Aeroporto Carlos PratesCâmara de BH aciona Defensoria para que PBH cumpra com as gratuidadesMurad foi deputado federal por Minas Gerais de 1987 a 1999, por três mandatos consecutivos, depois retornou à Câmara entre 2001 e 2003. Seu último cargo na política foi o de vereador de BH, que exerceu por três legislaturas entre 2005 e 2012. Ele faleceu aos 88 anos em 2013 em decorrência de uma doença pulmonar.
O constituinte nasceu em 1924 em Ribeirão Vermelho, Sul de Minas. Murad formou-se em farmácia e medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e teve sua carreira política filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em sua carreira acadêmica e parlamentar, o médico e farmacêutico dedicou-se, especialmente, às políticas de prevenção ao abuso de entorpecentes.
A estátua de Elias Murad será feita por Leo Santa, mesmo nome que assina homenagens famosas espalhadas em BH como o monumento em homenagem aos escritores Fernando Sabino, Otto Lara Rezende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pelegrino na Praça da Liberdade. Uma de suas obras mais recentes é a escultura de Dona Lucinha, uma das principais representantes da gastronomia mineira, instalada em uma das entradas do Mercado Central da capital.