(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HOMENAGEM

Constituinte Elias Murad ganhará estátua na Câmara de BH

Médico e parlamentar mineiro atuou na confecção da Constituição Federal e foi vereador em BH por três mandatos


23/07/2023 15:52 - atualizado 23/07/2023 15:52
440

Elias Murad na CMBH em 2006
Murad, em 2006, na Câmara de BH quando atuava como vereador da capital (foto: Juarez Rodrigues/Estado de Minas)
O ex-deputado federal constituinte e ex-vereador de Belo Horizonte, José Elias Murad, será homenageado com uma estátua na Câmara Municipal da capital mineira. A obra deve ser inaugurada no próximo dia 5 de outubro, data de aniversário da Constituição Federal, redigida com participação do parlamentar.

Em vídeo publicado nas redes sociais da Rede Abraço, instituição de serviços sociais fundada por Murad, o artista plástico Leo Santana aparece ao lado da estátua em processo de finalização e do presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (sem partido). O vereador anuncia a homenagem e ressalta o fato da praça em frente ao Legislativo belo-horizontino chamar-se ‘Praça da Constituição’ para justificar a homenagem.


Murad foi deputado federal por Minas Gerais de 1987 a 1999, por três mandatos consecutivos, depois retornou à Câmara entre 2001 e 2003. Seu último cargo na política foi o de vereador de BH, que exerceu por três legislaturas entre 2005 e 2012. Ele faleceu aos 88 anos em 2013 em decorrência de uma doença pulmonar.

O constituinte nasceu em 1924 em Ribeirão Vermelho, Sul de Minas. Murad formou-se em farmácia e medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e teve sua carreira política filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em sua carreira acadêmica e parlamentar, o médico e farmacêutico dedicou-se, especialmente, às políticas de prevenção ao abuso de entorpecentes.

A estátua de Elias Murad será feita por Leo Santa, mesmo nome que assina homenagens famosas espalhadas em BH como o monumento em homenagem aos escritores Fernando Sabino, Otto Lara Rezende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pelegrino na Praça da Liberdade. Uma de suas obras mais recentes é a escultura de Dona Lucinha, uma das principais representantes da gastronomia mineira, instalada em uma das entradas do Mercado Central da capital.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)