Jornal Estado de Minas

RELIGIÃO

Lula se emociona com volta de imagem de Jesus ao gabinete

Uma escultura de 1,5 metro de Jesus Cristo crucificado retornou ao gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (24/7). O objeto fazia parte do escritório durante os dois primeiros mandatos do petista, entre 2003 e 2010, mas foi retirado assim que Dilma Rousseff (PT) assumiu o Palácio do Planalto.





Na época, a mudança criou o rumor de que a então presidente seria adepta do ateísmo, o que rendeu críticas de opositores da ala conservadora. No entanto, o objeto foi retirado pois faz parte do acervo pessoal do presidente Lula, que recebeu a escultura de presente de José Alberto de Camargo, diretor da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em 2003.

A peça também foi alvo do ex-procurador da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, que achava que Lula teria roubado a peça e afirmou ser de autoria de Aleijadinho. A obra foi esculpida por um artista português do Século XVI.

A imagem estava guardada no Museu da República, mas o presidente mandou buscar quando retornou ao Planalto em Janeiro. “Eu já voltei, agora você vai voltar. E, juntos, nós vamos mudar esse País", disse.