(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EXTERIOR

Dino diz que suposto espião russo vai continuar preso no Brasil

Governo federal negou pedido de extradição de Sergey Vladimirovich Cherkasov feito pelos Estados Unidos


27/07/2023 14:48 - atualizado 27/07/2023 14:48
440

Flávio Dino
Russo havia passado 10 anos fingindo ser um brasileiro (foto: Câmara dos Deputados/Reprodução)
O ministro da Justiça, Flávio Dino, informou que Sergey Vladimirovich Cherkasov, um suposto espião russo preso no meio do ano passado, continuará detido no Brasil e não será extraditado. O governo brasileiro negou um pedido feito pelos Estados Unidos em abril de 2023.

Cherkasov chegou a viver mais de 10 anos se passando por um brasileiro de nome Viktor Muller Ferreira, mas foi preso ao tentar entrar na Holanda com um passaporte falso, sendo deportado e denunciado pelo Ministério Público Federal. Em julho de 2022, ele foi condenado a 15 anos de prisão.

"Quanto ao cidadão russo Serguei Vladimirovich Cherkasov, esclareço que o parecer técnico do Ministério da Justiça, acerca de dois pedidos de extradição, está embasado em tratados e na lei 13.445/2017. No momento, o cidadão permanecerá preso no Brasil", disse Flávio Dino.
 

Cherkasov havia tentado entrar na Holanda para trabalhar no Tribunal Penal Internacional, onde investigaria crimes de guerra cometidos na Ucrânia. Segundo o jornal “The Guardian”, ele fazia parte de um programa do governo Russo criado ainda na Guerra Fria e restaurado por Vladimir Putin.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)