"Dia histórico. Porque um dos caminhos para trocar o carbono é o lítio. O que está no smartphone, geradores eólicos, automóveis, veículos elétricos. E Minas Gerais, com sua mineração, trouxe essa boa notícia", declarou Alckmin.
Leia Mais
Tebet anuncia corte de R$ 2,6 bilhões no Ministério da FazendaQuem é Marcio Pochmann, novo presidente do IBGETRF3 mantém absolvição de Aécio NevesAlckmin se encontra com artistas de hip-hop e vira meme: 'MC Chuchu'Bolsonaro recebeu mais de R$ 17 mi via Pix no ano, aponta relatório do Coaf"Esta data é um marco para Minas Gerais, para o Vale do Jequitinhonha e para o Brasil. A partir de hoje, o Brasil se transforma em um país exportador de lítio, que é o metal da transição energética", disse Zema.
De acordo com o governo estadual, estão sendo exportadas 15 mil toneladas de lítio pré-químico premium e outras 15 mil toneladas de rejeitos ultrafinos sem produtos químicos, empilhados a seco. A estimativa da Sigma Lithium é de exportar 130 mil toneladas até o final do ano.