O presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (28/7) no Palácio do Alvorada, em Brasília.
No encontro entre os líderes foram tratados temas como o acordo entre a União Europeia e o Mercosul que, no momento, passa por um impasse. De acordo com o petista, também foram tratados temas como energia e transportes, além dos atletas paraguaios que atuam no Corinthians, equipe da qual Lula é torcedor.
Gostei muito da reunião. Falamos do acordo da União Europeia e Mercosul e a necessidade de nos engajarmos para fazer as coisas rápido. Também dos paraguaios no Corinthians. Queremos trabalhar juntos nesses anos que teremos pela frente com nossos mandatos em comum. %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7%uD83C%uDDF5%uD83C%uDDFE https://t.co/wfuBfkq1Za
%u2014 Lula (@LulaOficial) July 28, 2023
Os europeus querem principalmente incluir no acerto medidas contra desmatamento, violação de direitos humanos e uso de agrotóxicos.
Os agricultores europeus pressionam os políticos para impor impor condições, que para algumas alas são pretextos ambientais, pois temem que com a celebração do acordo entre os blocos, os produtos sulamericanos passem a competir no mercado com eles.
Santiago Peña, membro do Partido Colorado, mesmo de atual presidente Mário Abdo, vai tomar posse no dia 15 de agosto. Ele superou o candidato liberal Efraín Alegre, segundo colocado, e o de extrema-direita Paraguayo Cubas. Cubas foi preso após alegar que o pleito no país foi fraudado.