O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que os brasileiros podem ficar "tranquilos" em relação à escolha do novo ou nova Procurador-Geral da República (PGR). A declaração foi dada a jornalista Daniela Lima, da GloboNews.
Leia Mais
Lula avalia candidato de Moraes e Gilmar para PGR, mas teme ampliar poderes dos ministrosAras usa reta final na PGR para afastar alinhamento a Bolsonaro e omissões com Covid e ambienteCorrida pela PGR: Aras vai de rejeitado a favoritoLula sobre PGR: 'Ninguém tem mais experiência para escolher do que eu'Moraes determina inclusão de blogueiro na lista vermelha da InterpolJanones vai acionar a PGR contra Nikolas por apologia ao nazismoMoraes é citado em artigo do New York Times sobre Judiciário de IsraelSofia Manzano, do PCB, é xingada nas redes sociais"As pessoas podem e devem ficar tranquilas. Eu já escolhi três Procuradores-Gerais da República, e vou escolher mais um, não pensando em mim, mas na sociedade do brasileira", disse Lula à Daniela.
O presidente Lula já avisou que não seguirá a lista tríplice elaborada pelas entidades de classe, mas ainda não divulgou quem será o escolhido. Aras foi nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019, e reconduzido ao posto em 2021.
Com menos de dois meses para encerrar o mandato, Aras iniciou uma espécie de campanha nas redes sociais e nos bastidores do Ministério Público Federal (MPF) para tentar se reconduzir ao cargo. A recondução de Augusto Aras, que antes parecia improvável, vem sendo defendida por integrantes influentes do PT.
Nos bastidores, aliados do presidente Lula acreditam que o atual PGR é um moderador e seria um perfil garantista para o governo. Eles também apontam as críticas do chefe do MPF à Lava-Jato. Nos últimos dias, Aras enalteceu a própria gestão, usando, como trunfo, o posicionamento dele contrário a respeito da Operação Lava-Jato.