O deputado federal André Janones (Avante-MG) afirmou, nesta segunda-feira (31/5), que vai acionar a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) por apologia ao nazismo. para Janones, manifestações em defesa da ideologia extremista devem ser punidos com a cassação de mandato, inelegibilidade e até prisão.
Leia Mais
Sofia Manzano, do PCB, é xingada nas redes sociaisLula a Daniela Lima sobre escolha da PGR: 'Fiquem tranquilos'Governo perde a identidade anunciada ao abrigar CentrãoJustiça mineira aceita denúncia contra Nikolas Ferreira por transfobia Moraes determina inclusão de blogueiro na lista vermelha da InterpolLula: 'Escola de tempo integral chega atrasada'Lula: 'Com qualidade, classe média vai querer escola pública'Ataque no 8/1: inquérito militar livra tropas e aponta erro do governo LulaZambelli processa jornalista que ela perseguiu com arma"Segundo ele , a liberdade de expressão é plena e uma sociedade que se auto regula, não censurando as coisas, mas sim deixando com que as coisas aconteçam e que as pessoas consigam analisar que aquilo ali é um absurdo. Nos Estados Unidos, por exemplo, tem o partido nazista, pequeninismo, não tem relevância nenhuma. As pessoas vão olhar e falar: 'ridículo isso, não fazer parte disso'", dizia Nikolas no vídeo.
Já o aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cumpre agenda na embaixada do Brasil em Roma, divulgou nota dizendo que vai acionar todas as instâncias do Poder Judiciário para que Nikolas responda pelas falas.
“Qualquer apologia ao nazismo, ainda que disfarçada sob a manta do “direito de expressão”, deve ser punida com cassação de mandato, inelegibilidade e, a depender da gravidade do caso, com prisão! Intolerância com os intolerantes: nazistas e fascistas não passarão!”, disse o parlamentar.