(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Gleisi questiona inquérito militar que culpa o governo por ataques do 8/1

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann lembrou que o governo tinha apenas 8 dias de mandato quando ocorreram os ataques em Brasília


31/07/2023 17:24 - atualizado 31/07/2023 17:49
440

Bolsonaristas no Palácio do Planalto
Inquérito do Exército diz que não houve crime militar na atuação das tropas (foto: Ton MOLINA / AFP)
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), questionou o inquérito policial militar sobre o ataque às sedes dos Três Poderes em 8 de Janeiro. No relatório sigiloso, divulgado pela Folha de S.Paulo, o Exército exime as tropas de culpa na depredação do Palácio do Planalto e aponta “indícios de responsabilidade” do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

O inquérito indicou que se houvesse “planejamento adequado” no início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seria possível minimizar os estragos no Planalto. Já Gleisi diz que o Exército tenta acusar o governo, e reforçou que o governo tinha apenas oito dias de mandato.

Inquérito do Exército tenta acusar o governo Lula pelos atentados terroristas no 8/1. Dizem que faltou 'planejamento' para evitar os atentados, com oito dias de governo. Mas, nada falam sobre os acampamentos em Brasília, desde o fim das eleições, de onde partiram os terroristas. Também foi falta de planejamento, ou contrário? O negacionismo vestiu farda para encobrir suas próprias responsabilidades”, disse a presidente do PT.

Segundo a Folha, a investigação é genérica ao indicar a responsabilidade da  Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial, que integra a pasta do GSI, sem mencionar o nome de supostos responsáveis. A convocação de tropas para proteger o prédio cabe à secretaria.

O inquérito afirma que a falta de planejamento não deu condições para que as tropas reagissem ao ataque, dizendo que “não foram encontrados indícios de crime militar ou crime comum na atuação das tropas".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)