A deputada indígena Silvia Waiãpi (PL-AP) afirmou, durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, nesta terça-feira (1º/8), que organizações não-governamentais e a Magazine Luiza estariam financiando a fome de indígenas.
Leia Mais
CPI do MST aprova convocação de Rui Costa, chefe da Casa CivilCPMI: Abin não sabe se Dino recebeu os alertas do 8 de janeiroDino para bolsonaristas na CPMI: 'Não adianta ficar inventando fatos'Deputado questiona G. Dias sobre 8 de janeiro: 'Imagens são mentirosas?'Lula torna 'pau de arara' em romaria patrimônio cultural do BrasilRosa Weber: STF segue 'firme e vigilante' na defesa da democracia
A deputada mostrou ainda um pacote de cogumelos e explicou que eles são uma fonte de alimentação importante para os indígenas, especialmente nos períodos de chuva, quando a caça é escassa e não há outras fontes de alimento disponíveis.
Para Waiãpi, a venda de cogumelos na internet impacta a situação de fome verificada em povos indígenas. “Isso significa que um indígena ficou sem comer. Esse cogumelo é rico em proteínas. Eles procuram na mata e não encontram”, acusou a parlamentar.
Durante o depoimento, ela entregou pacotes de cogumelos ao presidente da CPI das ONGs, senador Plínio Valério (PSDB-AM), para que sejam, a pedido dela, devolvido aos povos indígenas.