O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a guerra do país com a Rússia. Em coletiva de imprensa com correspondentes internacionais, o líder ucraniano afirmou que as últimas afirmações de Lula "não trazem paz" e demonstrou incômodo com a ausência de oposição de Lula ao presidente russo Vladimir Putin.
Leia Mais
Lula sobre Ucrânia: 'Minha guerra é aqui! Contra a fome'Guerra na Ucrânia: Lula volta a defender saída diplomática para conflitoGuerra na Ucrânia: Lula quer Brasil neutro para negociar a pazBanhistas são expulsos de rio por segurança de Lula para presidente nadarLula manda Celso Amorim a Cuba para aprofundar relações com o país
Para o presidente da Ucrânia, as posições de Lula não estão claras. "Parece-me que o presidente Lula é uma pessoa experiente. Mas eu não o entendo muito bem. Essas são algumas afirmações que não trazem paz de forma alguma", disse.
Apesar das críticas, Zelensky afirmou que o Brasil é um país respeitado na comunidade internacional e que hoje tem mais importância que a Rússia.
"As pessoas são respeitadas, sua visão, suas visões de mundo são respeitadas. O Brasil não é um país agressor, mas um país pacífico. Por que ele (Lula) precisa concordar com as narrativas do líder do estado (Putin), que não é diferente de nenhum colonizador? Ele (Putin) mente constantemente, manipula constantemente, desinforma constantemente as pessoas. Está matando nossos filhos e estuprando nossas mulheres", completou.