Nessa terça-feira (8/8), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), virou meme nas redes sociais. Tudo por conta de uma publicação em que ele aparece ao lado de artistas de hip-hop, durante uma reunião oficial. Em alguns registros, Alckmin usa um boné de aba reta, peça típica do adereço de membros da cultura hip-hop e street dance, o que arrancou diversos comentários divertidos nas redes sociais.
Um perfil denominou o vice-presidente de ‘MC Chuchu’, em referência a “Picolé de Chuchu”, apelido utilizado há anos por críticos do político. Alckmin publicou em seu perfil que “começou o dia em ritmo de hip-hop” e recebeu o ativista e MC Rafael Rafuagi. O artista é fundador do Museu do Hip-hop e autor do livro “Teoria Prática, a história das juventudes na engenharia social”. Na obra, segundo Alckmin, ele aborda a vivência das juventudes periféricas, através da sua própria trajetória.
"A música é arte e manifestação política, uma forma de expressarmos nossos sentimentos e de sensibilizarmos a sociedade para injustiças que precisam ser corrigidas", disse o PSBista na publicação. Além de Rafael, o encontro contou com outros participantes do movimento, como o coletivo Construção Nacional da Cultura Hip-hop, que Alckmin marcou na postagem.
Quem também estava presente era a jornalista Cláudia Maciel, que faz uma campanha para que o presidente Lula (PT) assine um decreto para reconhecer e fortalecer a cultura hip-hop no país. A expectativa é que isso ocorra na próxima sexta-feira (11/8), quando o movimento completa 50 anos no Brasil.
Leia Mais
Zé Gotinha vira meme após operação da PF contra BolsonaroInternet faz memes com operação da PF contra BolsonaroHarry Potter, jóias e mais: veja os memes da volta de Bolsonaro ao BrasilAlckmin devolve estátua de camelo que ganhou da Arábia SauditaAlckmin e Zema exportam primeiro lote de lítio de Minas para a ChinaMala abandonada no Ministério de Alckmin mobiliza operação antibombaDepois de virar meme, Alckmin usa boné de aba reta para homenagear hip-hopCom taças de champanhe, bolsonaristas comemoram saída de presídioMascote influenciador: Zé Gotinha cria perfil oficial nas redes sociaisApontando a mudança de partido e a aliança com Lula, um comentário ressaltou que o vice-presidente passou por um “rebranding”, que é quando uma marca passa por um reposicionamento no mercado. “Cria da República”, apontou outro. “Nunca sorriu tanto”, disse um internauta.
“Imagina acordar de um coma de 5 anos e dar de cara com essa foto”, imaginou um usuário do X, antigo Twitter. “Mas como eu vou explicar o Alckmin na minha quebrada?”, questionou outro. “Sente o tucano drama, vai tenta ser feliz”, ironizou um comentário em referência a ‘Negro drama’, dos ‘Racionais’.