Jornal Estado de Minas

ASSUNÇÃO

Lula viaja ao Paraguai nesta terça para posse de novo presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltará a cuidar da agenda internacional nesta terça-feira (15/8), quando estará em Assunção para a posse do presidente paraguaio Santiago Peña. O país vizinho será o 16º a ser visitado pelo petista em oito meses de mandato, o 4º na América do Sul.





De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a agenda no Paraguai faz parte do esforço de retomada da política externa do país, com destaque para a valorização das parcerias com os países vizinhos. Em julho, o Brasil assumiu a presidência do Mercado Comum do Sul (Mercosul) sob discurso de Lula pelo fortalecimento da aliança entre os países do continente e reiterando desejos como a assinatura de acordos comerciais com a União Europeia.

O Brasil é destino de 36,9% das exportações paraguaias, o que o torna o principal parceiro comercial do país. No Paraguai está também a terceira maior comunidade brasileira no exterior, atrás apenas de Estados Unidos e Portugal. A relação entre os dois países também é marcada pelo compartilhamento do potencial energético da Itaipu Binacional, responsável por suprir 8,72% da demanda brasileira e  86,4% da paraguaia.


Economista de 44 anos, Santiago Peña foi eleito presidente em 30 de abril pelo partido Colorado com 42,74% dos votos diante de  Efraín Alegre, que teve 27% do eleitorado. Em mandato de cinco anos que se inicia nesta semana, o novo presidente substituirá Mario Abdo Benítez, seu correligionário.





Entre a eleição e a posse, Peña esteve duas vezes no Brasil: em 16 de maio e 26 de julho. Em ambas as oportunidades, o paraguaio teve encontros com Lula.

Desde que ocupou, pela terceira vez, a cadeira de presidente, Lula já passou por Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal, Espanha, Reino Unido, Japão, Itália, Vaticano, França, Colômbia, Bélgica e Cabo Verde. Ainda neste mês, a agenda do petista deve ser ocupada por um périplo africano com passagens pela África do Sul, São Tomé e Príncipe e Angola.