O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o apagão ocorrido nesta terça-feira (15/8) não tem a ver com problemas de segurança energética e foi um evento "extremamente raro". O apagão atingiu, pela manhã, 25 estados e o Distrito Federal.
Sem explicar ao certo os motivos da falha, o ministro afirmou que os dados técnicos serão disponibilizados nas próximas 48 horas.
Sem explicar ao certo os motivos da falha, o ministro afirmou que os dados técnicos serão disponibilizados nas próximas 48 horas.
Leia Mais
Stedile na CPI do MST: 'Metade do agronegócio apoiou Lula''Covardia do governo Lula', diz Ciro Gomes após apagãoDeltan ironiza fala de Janja: 'cotada para o Ministério de Minas e Energia'Dino vai enviar à PF pedido de ministério para investigar apagãoApagão não é novidade: em 2022, Brasil teve 42 ocorrênciasApagão força 'ação controlada' para redistribuição de energiaPF e Abin devem apurar falha no sistema de energia, diz ministroSilveira e especialistas explicam apagão no BrasilPresidente da CPI do 8/1 descarta investigar joias de Bolsonaro Alexandre Silveira: 'Privatização da Eletrobras fez mal ao Brasil'SP: Justiça encaminha investigação sobre joias sauditas ao STFFlávio Dino 'ainda não vê razão' para prisão preventiva de Bolsonaro"O ocorrido de hoje não tem nada a ver, absolutamente nada, a ver com o suprimento energético e a segurança energética do Brasil. Nós vivemos um momento de abundância dos nossos reservatórios", enfatizou Silveira.
O ministro disse também que o ocorrido não tem relação com o apagão que atingiu o Amapá em 2020. "Diferentemente de dois anos atrás, quando, por conta de planejamento nós tivemos um colapso do setor energético brasileiro, o sistema trabalhou na bandeira vermelha e foi necessário que se fizesse aquela contratação emergencial que vocês todos conhecem de térmicas no Brasil, agora não", afirmou.
E emendou: "Há um planejamento, há segurança, os nossos reservatórios estão cheios, então o ocorrido absolutamente nada tem a ver com o planejamento do sistema e a geração de energia".