O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a privatização da Eletrobras “fez muito mal” ao sistema elétrico brasileiro. A declaração foi dada em entrevista coletiva sobre o apagão que atingiu várias regiões do país nesta terça-feira (15/8). “A minha posição é de que a privatização da Eletrobras fez muito mal, em especial no modelo que ela ocorreu, ela fez sim mal ao sistema”, declarou.
Leia Mais
Apagão não tem relação com suprimento de energia, afirma ministroStedile na CPI do MST: 'Metade do agronegócio apoiou Lula'Janja associa privatização da Eletrobras a apagão desta terça-feira'Apagão foi falha técnica. Estamos com sobra de energia', diz ministro Dino vai enviar à PF pedido de ministério para investigar apagãoPF e Abin devem apurar falha no sistema de energia, diz ministroSilveira e especialistas explicam apagão no BrasilPresidente da CPI do 8/1 descarta investigar joias de Bolsonaro
“Essa mudança abrupta sem uma sinergia com a política pública e com as nossas vinculadas, reafirma o que eu tenho dito, a privatização tirou a possibilidade de nós termos um sistema elétrico nacional mais harmônico. É uma posição que já externei”, acrescentou.
Apagão
O apagão registrado na manhã desta terça, que atingiu 25 estados e o Distrito Federal, foi causado por uma interrupção de energia na interligação Norte/Sudeste. Segundo o ministro, o ocorrido não tem a ver com problemas de segurança energética e foi um evento “extremamente raro”. Sem explicar ao certo os motivos da falha, Silveira afirmou que os dados técnicos serão disponibilizados nas próximas 48 horas.