O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que vai enviar à Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (16/8), um pedido de investigação preliminar sobre o apagão registrado nessa terça, que atingiu 25 estados e o Distrito Federal. A partir da investigação preliminar, a polícia decidirá se será instaurado um inquérito policial. As informações são do portal g1.
Leia Mais
Apagão força 'ação controlada' para redistribuição de energiaAlexandre Silveira: 'Privatização da Eletrobras fez mal ao Brasil'Apagão não tem relação com suprimento de energia, afirma ministroFlavio Dino participa de entrega de viaturas em BH na segunda-feiraZema convida Lula para Minas: 'Será muito bem-vindo''Apagão foi falha técnica. Estamos com sobra de energia', diz ministro"Por se tratar de um setor altamente sensível, além de determinar as apurações devidas e internas pelo ONS, Aneel e nossas vinculadas, estou oficiando ao Ministério da Justiça, para que seja encaminhada à Polícia Federal um pedido de instauração de inquérito policial para que apure com detalhes o que poderia ter ocorrido, além de diagnosticar apenas onde ocorreu. Vamos encaminhar tanto à PF quanto para a Abin a instauração de procedimentos para apurar eventuais dolos nesse ocorrido", disse Silveira em coletiva.
Apagão
O apagão foi causado por uma interrupção de energia na interligação Norte/Sudeste. Segundo o ministro, o ocorrido não tem a ver com problemas de segurança energética e foi um evento "extremamente raro". Sem explicar ao certo os motivos da falha, Silveira afirmou que os dados técnicos serão disponibilizados nas próximas 48 horas.