Após denúncias de ameaças a vereadores, a Câmara Municipal de Belo Horizonte restringiu o acesso de pessoas aos plenários. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (21/8) durante reunião do Colégio de Líderes da casa. Entre as intimidações, está um e-mail recebido por parlamentares ameaçando um “banho de sangue” na sede do Poder Legislativo.
Com o fortalecimento das medidas de segurança, as reuniões ordinárias e extraordinárias de comissões especiais, comissões permanentes, comissões parlamentares de inquérito, além das sessões ordinárias e extraordinárias, ficarão restritas apenas a parlamentares e servidores essenciais às atividades. As sessões contarão, ainda, com “aparato especial de segurança”.
Leia Mais
Governo Zema envia proposta de privatização de empresas públicas para ALMGHacker é condenado a 20 anos de prisão por invasão de contas da Lava JatoVereador suspeito de abusar menina entrega áudios à Justiça'Vivo sob violência psicológica': deputadas e vereadoras denunciam ameaçasMais uma parlamentar mineira é ameaçada de estupro e morte; já são 4 casosCâmara aprova texto-base do arcabouço fiscal; Emenda do governo é vetadaVisita de ministros mostra parceria entre governo Lula e BHDe acordo com a presidência da Câmara, um ofício foi enviado à prefeitura de Belo Horizonte requisitando a presença mais ostensiva da Guarda Municipal no entorno do parlamento e em visitas técnicas de vereadores.
Intimidações
Além do fortalecimento da segurança em toda a Câmara Municipal, as vereadoras Iza Lourença (PSOL) e Cida Falabella (PSOL) receberam vigilância pessoal, feita pela Guarda Municipal e pela segurança armada da Presidência da CBMH.
Nesta segunda-feira (21/8), Iza Lourença denunciou que voltou a receber mensagens de ameaça. Desta vez, as intimidações incluem agressões contra sua filha de três anos.
"Foram feitas quatro ameaças de morte em apenas um dia, com gravidade maior que as anteriores por conter dados pessoais meus e da minha família. Reforço que já tomei medidas de proteção jurídica, assim como estou amparada pela escolta da Guarda Municipal", disse a vereadora, em nota.
Na última quinta-feira (17/8) Iza, juntamente com Cida Falabella (Psol), já haviam denunciado algumas ameaças que lhes foram enviadas. A deputada estadual Bella Gonçalves, também do Psol, foi outra parlamentar que recebeu ameaças de morte na última semana.